Os autores

Marieta de Moraes Ferreira

Professora emérita do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista CNPq. Foi professora, coordenadora do Programa de História Oral e diretora do CPDOC e foi presidente da In-ternational Oral History Association (IOHA) e coordenadora nacional do mestrado profissional de ensino de história (Prof História). É autora de mais de uma centena de livros, capítulos e artigos, destacando-se a organização de Usos e abusos da história oral e A História como oficio. Atualmente é coordenadora do programa FGV Ensino Médio e diretora executiva da Editora FGV.

Antonio Augusto Passos Videira

Bacharel em filosofia (1986, UFRJ), doutor em história e filosofia da ciên-cia (1992, Equipe Rehseis/CNRS/Universidade de Paris VII), professor ti-tular do Departamento de Filosofia da Uerj, bolsista de produtividade do CNPq, colaborador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História da Matemática e da Física (Pemat/UFRJ) e professor convidado no Instituto de Biofísica da UFRJ. Membro do Centro de História e Filosofia das Ciências (Faculdade de Ciências/Universidade de Lisboa) e do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (Universidade Católica Portuguesa).

Débora Thomé

Doutora em ciência política, pesquisadora associada ao LabGen-UFF, com trabalhos sobre gênero e acesso aos espaços de poder, representação, candi-datas, ambição política e viés de gênero das instituições do Estado. Foi visiting scholar da Columbia University e é professora do Columbia Women’s Leader-ship Network. Desde 2014, trabalha com advocacy e capacitação de mulheres para liderança, tanto nos setores público e privado quanto na política. Treinou mais de 600 mulheres candidatas em diversas capitais do país. É autora do livro Mulheres e poder (com Hildete Pereira de Melo, Editora FGV).

Denise da Silva de Oliveira

Pesquisadora da Fundação Getulio Vargas, mestre em história social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutoranda em ciência da informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Recebeu o Prêmio Melhor Dissertação de Mestrado Ana Lugão Rios da UFRJ e menção honrosa no Concurso de Monografias do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro por sua dissertação de mestrado “Já escolheu seu disco?”: fonografia, ouvintes e a Discoteca Pública do Distrito Federal.

Dominichi Miranda de Sá

Doutora em história social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. É autora de A ciência como profissão (Ed. Fiocruz, 2006) e organizadora, em colaboração, de Diário da pandemia (Hucitec, 2020) e de As ciências na história das relações Brasil-EUA (Mauad-X, 2020).

Flávio dos Santos Gomes

Professor associado do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando também nos programas de pós-graduação em história comparada (PPGHC), história social (PPGHIS) e ensino de história (PPGEH). Tem realizado pesquisas sobre escravidão e pós-emancipação em perspectivas comparadas, Brasil e Caribe.

Gilberto Hochman

Cientista político, pesquisador e professor da Casa de Oswaldo Cruz — Fundação Oswaldo Cruz, autor e organizador, entre outros, de The sanitation of Brazil — health, State and nation (1889-1930) (2016), Diário da pandemia — o olhar dos historiadores (2020), História da saúde no Brasil (2018) e Médicos intérpretes do Brasil (2015).

Helena Bomeny

Socióloga, professora titular de sociologia do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisadora aposentada do CPDOC da Fundação Getulio Vargas. Autora, entre outros, de Guardiães da razão. Modernistas mineiros (1994); Intelectuais da educação (2001); Darcy Ribeiro. Sociologia de um indisciplinado (2001) e Um poeta na política. Mário de Andrade. Paixão e compromisso (2013).

Hildete Pereira de Melo

Professora da Faculdade de Economia, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e do Núcleo de Pesquisas em Gênero e Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Militante feminista desde o ano de 1976, autora dos livros Mulheres e poder, histórias, ideias e indicadores (2018), A sinhazinha emancipada — Eufrásia Teixeira Leite — paixão e negócios na vida de uma ousada mulher do XIX (2021), Economia, história e memórias (2017). Publicou coletâneas, capítulos e artigos sobre feminismos, economia feminista e história econômica brasileira. Gestora pública da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República em 2009/10 e 2012-14.

Lucia Lippi Oliveira

Professora associada da Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC-FGV. Pesquisa processos políticos e culturais de constituição de identidades nacionais. Autora de A questão nacional na Primeira República (1990), Americanos: representações da identidade no Brasil e nos Estados Unidos (2000), Nós e eles: relações culturais entre brasileiros e imigrantes (2000) e de inúmeros artigos sobre cultura, organização e ideologia do Estado Novo no Brasil. Seus livros mais recentes são Cultura é patrimônio: um guia (2008); Cidade é patrimônio: uma viagem (2021).

Marly Motta

Historiadora, pesquisadora aposentada do CPDOC da Fundação Getulio Vargas. Autora, entre outros, de A nação faz cem anos: a questão nacional no centenário da independência (1992); O Rio de Janeiro continua sendo…: de cidade-capital a estado da Guanabara (1997); Saudades da Guanabara (2000) e E agora, Rio? Um estado em busca de um autor (2022).

Simone Petraglia Kropf

Historiadora, pesquisadora do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde e professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz. É autora de Missionários do progresso: médicos, engenheiros e educadores no Rio de Janeiro, 1870-1937 (coautoria de Micael Herschmann e Clarice Nunes, 1996), Doença de Chagas, doença do Brasil: ciência, saúde e nação, 1909-1962 (2009) e Carlos Chagas, um cientista do Brasil (coautoria de Aline Lopes de Lacerda, 2009).

Blog no WordPress.com.